Cooperação

Parceria visa ajudar na formação de corpo docente para Instituto Superior de Ciências Policiais da PMDF.

A parceria entre a Universidade de Brasília (UnB) e a Polícia Militar de Distrito Federal (PMDF) promove avanços para área de segurança pública do DF. A produção de conhecimento sobre o tema colabora com a capacitação de policiais que estudam na instituição e que, mais tarde, irão atuar na formação de outros militares no Instituto Superior de Ciências Policiais (ISCP) da PMDF.

“A intenção é capacitar estes profissionais para que possam formar um corpo docente qualificado para participar da formação de outros policiais no Instituto”, explica a professora Alda Lino dos Santos, assessora da Diretoria de Formação (DiForm).

Caso do cabo Gilvan Gomes da Silva, coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública, que atua na formação de policiais no instituto. Doutor em sociologia, ele destaca o intercâmbio de conhecimentos que a universidade proporciona. “É muito importante essa discussão na academia. O policial doutor contribui com uma vivência, uma experiência e um olhar diferente de um professor doutor que apenas pesquisa”, diz Gilvan.

Marcelo Jatobá/UnB Agência

O Instituto Superior de Ciências Policiais, localizado no Complexo da PMDF no Setor Policial Sul, é o primeiro credenciado pelo Ministério da Educação no país. São ofertados os cursos de graduação: Bacharelado em Ciências Policiais e Tecnologia em Segurança Pública. O instituto atende também profissionais de outras instituições, como servidores do Corpo de Bombeiros, das Polícias Civil e Federal, do Detran e agentes penitenciários.