EXCELÊNCIA

Neste ano, Universidade conquistou duas condecorações de melhor tese e cinco menções honrosas. Cerimônia de premiação será no dia 10 de dezembro, em Brasília

Isa Lima/UnB Agência

Pelo décimo ano consecutivo, a Universidade de Brasília está na lista das instituições que tiveram trabalhos de doutorado reconhecidos pelo Prêmio Capes de Tese.

Na edição de 2015, que analisa pesquisas concluídas e defendidas em 2014, a UnB somou sete condecorações – duas de Melhor Tese e cinco de Menção Honrosa – em diferentes áreas do conhecimento. Além dos autores, também recebem distinção orientadores, coorientadores e os respectivos programas de pós-graduação.

No caso da Universidade de Brasília, Raphael Diego Greenhalgh e sua orientadora Miriam Paula Manini, do curso de Ciências da Informação, ganharam com a tese Segurança contra roubo e furto de livros raros: uma perspectiva sob a ótica da Economia do Crime e da Teoria da Dissuasão.

Nívea Gabriela Benevides de Albuquerque e seu orientador Guilherme Sales Melo, do curso de Estruturas e Construção Civil, venceram com o trabalho Comportamento das ligações de lajes lisas de concreto armado com pilares de borda sujeitas a excentricidades interna e externas.

O diretor de Pós-Graduação do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação (DPP) da UnB, Bergmann Ribeiro, avalia que o prêmio da Capes é um incentivo para os alunos de doutorado. “A iniciativa é super importante porque estimula os estudantes a fazerem uma tese bem feita e também a produzirem outros artigos derivados desse trabalho ao longo dos quatro anos de curso”, afirma.

> Confira aqui o resultado do Prêmio Capes de Tese 2015, incluindo as Menções Honrosas

Anna Carolina Soares/UnB Agência

GRANDE PRÊMIO – Assim como nas edições anteriores, o Prêmio Capes de 2015 agraciou trabalhos defendidos em um universo de 48 áreas de conhecimento. Os contemplados poderão concorrer ao Grande Prêmio Capes de Tese, segunda etapa do concurso que reconhece os melhores trabalhos em Biológicas, Exatas e Humanas.

Os vencedores da primeira etapa devem apresentar à Capes uma vídeo-aula com duração de 20 a 30 minutos, em CD ou DVD, voltada a estudantes do Ensino Médio, em que abordarão, de forma apropriada a esse nível educacional, o tema da tese de doutorado. O CD ou DVD com a vídeo-aula deverá ser enviado à instituição até o dia 20 de setembro.

A cerimônia de premiação está prevista para 10 de dezembro, em Brasília, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

EXEMPLO – Inspirada no Prêmio Capes de Tese, que existe desde 2006, a Universidade de Brasília estuda lançar um concurso nos mesmos moldes. A ideia é incluir também as dissertações defendidas por alunos da instituição.
O Prêmio UnB de Dissertação e Tese – nome ainda temporário – pretende reconhecer os melhores trabalhos defendidos nos 91 programas de pós-graduação da Universidade.
Já o Grande Prêmio UnB tem a intenção de condecorar apenas teses selecionadas em cada uma das três grandes áreas: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias; Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar (Materiais e Biotecnologia); e Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Sociais Aplicadas e Multidisciplinar (Ensino).