Iniciativa reconhecerá trabalhos defendidos em 2014. Prazo de inscrição vai de 28 de setembro a 13 de outubro

Gabriela Studart/UnB Agência

Os melhores trabalhos defendidos no âmbito dos programas de pós-graduação da Universidade de Brasília em 2014 poderão concorrer, a partir desta segunda-feira (28), ao Prêmio UnB de Dissertação e Tese.

O edital, lançado na última sexta-feira (25), divide a iniciativa em duas etapas. A primeira, de mesmo nome, contemplará pesquisas desenvolvidas em cada uma das áreas reconhecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes): Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias e Florestais; Engenharias; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Linguística, Letras e Artes; e Multidisciplinar.

A segunda é o Grande Prêmio UnB de Tese, que será concedido para o melhor trabalho de cada uma das três grandes áreas: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, e Ciências Agrárias e Florestais. Concorrerão os autores vencedores do Prêmio UnB de Tese.

Mariana Costa/UnB Agência: Iniciativa pretende incentivar participação no Prêmio Capes, afirma decano

“A UnB pretende celebrar a ciência de alto nível e divulgar o trabalho que é feito aqui”, afirma o decano de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade, Jaime Santana. “A UnB tem um histórico de premiação bastante importante na Capes, por exemplo, mas apenas metade dos programas participam do Prêmio Capes de Tese. No futuro, os mesmos trabalhos selecionados pela UnB podem ser indicados para o concurso”.

No prêmio da UnB, podem ser inscritas teses e dissertações que estejam na Plataforma Sucupira da Capes e tenham sido defendidas no Brasil em 2014, mesmo em casos de cotutela ou outras formas de dupla diplomação. Os critérios de premiação irão considerar a originalidade do trabalho e a relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação, além do valor agregado ao sistema educacional.

Os programas de mestrado e doutorado farão a pré-seleção e podem indicar apenas uma dissertação e uma tese para concorrer ao prêmio. Cada programa deverá instituir uma comissão avaliadora, que verificará a adequação dos trabalhos aos critérios estabelecidos e ao patamar de qualidade exigido para a premiação.

Anna Soares/UnB Agência

Os autores das pesquisas serão agraciados com certificados em cerimônia prevista para 11 de dezembro. Também serão contemplados os orientadores, coorientadores e o programa em que foram defendidos os trabalhos.

EXEMPLO – O Prêmio UnB de Dissertação e Tese 2015 foi inspirado no Prêmio Capes de Tese, que existe desde 2006. Na edição de 2015, que analisa pesquisas concluídas e defendidas em 2014, a UnB somou sete condecorações (duas no âmbito das melhores teses e cinco menções honrosas), em diferente áreas do conhecimento. Além dos autores, também recebem distinção seus orientadores e coorientadores e os programas de pós-graduação que os acolheram.