Encontro reúne mais de 1,7 mil trabalhos da UnB, de outras instituições de Ensino Superior e de alunos do Ensino Médio

Gabriela Studart/UnB Agência

Com o tema Água, energia e sociedade, o 21º Congresso de Iniciação Científica da UnB e o 12º Congresso de Iniciação Científica do DF acontecem nessa semana na Universidade de Brasília. A abertura oficial foi no anfiteatro 12, ICC Norte, na tarde da última segunda-feira (26).

"Quem é engenheiro elétrico como eu sabe que estamos falando da mesma coisa quando se trata de água e energia", disse o reitor Ivan Camargo sobre o tema desta edição. "Discutir sustentabilidade é muito importante".

O decano de Pesquisa e Pós-Graduação, Jaime Santana, destacou o aumento de bolsas da FAPDF neste ano e aproveitou para convidar a todos para a palestra do Nobel de Medicina Bruce Beutler. O cientista estará na UnB nesta quinta-feira (29).

>> UnB recebe vencedor do Prêmio Nobel de Medicina

Gabriela Studart/UnB Agência: Mais de 1,7 mil pesquisas serão apresentadas no evento

"O congresso é o momento em que os resultados das pesquisas são divulgados", lembrou a diretora de Iniciação Científica, Heloísa Sales.

A assessora de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), Fernanda Lima, agradeceu a parceria com todas as instituições de ensino e ressaltou a relevância da pesquisa para o ensino e a extensão. "A iniciação científica é importante para a formação do ser humano", acredita.

"Eu era completamente amadora e, ao final do programa, sabia o que é um texto científico, o que são citações e plágio", conta a aluna de Psicologia da Universidade Católica de Brasília (UCB) Lidiane Gomes, que desenvolveu pesquisa sobre adolescência e criminalidade.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura, a vice-reitora da UnB, Sônia Báo, o pró-reitor da UCB, Daniel Carvalho, e o assessor de Pesquisa, Extensão e Internacionalização do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), Bernardo Assis.

Gabriela Studart/UnB Agência: Professor Ricardo Fragelli fala sobre novos métodos de ensino em Matemática

INSPIRAÇÃO – Após os discursos de abertura, o professor de Engenharia Ricardo Fragelli, da Faculdade UnB Gama, falou sobre novos métodos de ensino em Matemática capazes de reduzir o índice de reprovação nessa matéria.

Professor de Cálculo 1, ele mostrou os resultados obtidos nas turmas que tiveram a chance de vivenciar um dos três métodos de "aprendizagem ativa e colaborativa" aplicados em suas aulas, como o Rei da Derivada e o Summaê, ou "soma com chapéus".

"Os alunos são levados a olhar para o lado e ajudar os colegas em dificuldade", disse. "Com a colaboração, obtivemos mais de 85% de aprovação em turmas acostumadas a ter mais da metade dos alunos reprovados", comemora.

PÔSTERES – A apresentação de mais de 1,7 mil trabalhos segue até quinta-feira (29) no Centro Comunitário Athos Bulcão. As pesquisas são de alunos da UnB, UniCEUB, UDF, UCB e escolas do ensino médio. A premiação acontecerá em novembro, dia 26, no anfiteatro 9, ICC Sul.

Confira aqui a programação completa.