UnBTV investigou andamento do projeto, que busca reduzir bitucas que poluem meio ambiente

Da UnB Agência

Uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Brasília alia a sustentabilidade no descarte de material poluente à produção de biocombustíveis. Transformar substâncias contidas no cigarro em etanol é foco de estudo inédito realizado por pesquisadores e estudantes no Instituto de Química. O projeto rendeu menção honrosa a duas bolsistas de iniciação científica do curso de Engenharia Química.

Em matéria da UnBTV, a coordenadora da pesquisa e professora da UnB, Sarah Brum, explicou que a ideia é reaproveitar resíduos poluentes com finalidade aplicável. “Cada duas bitucas de cigarro tem o potencial de poluir um litro de esgoto”, alertou Brum. Para chegar ao resultado, além de doações de bitucas realizadas pelas indústrias, foram coletados materiais em lixeiras próprias para o descarte de cigarro, distribuídas pela Universidade. Das bitucas, deixadas de molho em um recipiente com água, é extraído o açúcar, que passa pelo processo de fermentação para então se tornar etanol, mais limpo que os combustíveis fósseis.

Confira matéria completa da UnBTV: