Pedro Henrique Nehme descreve treinamentos no Brasil e nos Estados Unidos.

A rotina de um astronauta pode ser instigante. O interesse tende a aumentar se ele for um estudante universitário que caminha sem chamar atenção pelo Campus Darcy Ribeiro. Para a satisfação de curiosos e entusiastas, Pedro Nehme, aluno de Engenharia Elétrica que venceu concurso internacional para viajar ao espaço, publica o cotidiano de seus treinamentos em blog

“A ideia de criar o blog veio da curiosidade de muitas pessoas a respeito da preparação, treinamento e da própria viagem para o espaço...”, conta o estudante na publicação. A primeira postagem, feita em fevereiro, conta a saga inesperada para o início da jornada espacial. Nehme explica que soube do concurso realizado pela companhia aérea KLM durante uma navegação despretensiosa pela internet.

Em post mais recente, o futuro engenheiro relata as dificuldades da dieta que restringiu até mesmo o tradicional cafezinho. Também conta sobre a rotina de exercícios físicos e, claro, apresenta informações do treinamento no centro espacial Nastar, nos Estados Unidos. “Posso afirmar que o treinamento é cansativo, principalmente nas acelerações em Z...”, conta em referência a exercícios de técnicas para lidar com acelerações.

Pedro Nehme no blog
“Sob o céu de Brasília aprendi a contemplar 27 estrelas de dia e o universo de noite", declara Pedro Nehme no blog

“É possível que uma pessoa comum realize uma viagem espacial? Qual é o treinamento que essa pessoa deve receber para suportar as fases do voo? Quais são as dificuldades que uma pessoa comum enfrenta para realizar um voo espacial? Espero responder essas e outras perguntas durante o nosso convívio nesse blog, dividindo com você as experiências de um brasileiro a caminho do espaço”, escreve o estudante da UnB. De volta ao Brasil, Pedro Nehme segue em preparação para a grande viagem, ainda sem data definida para ocorrer. Até lá, o convite para acompanhar virtualmente essa aventura está de pé.