Coletivo Bicicleta Livre quer saber quem são os potenciais ciclistas no campus Darcy Ribeiro. Pesquisa faz parte de projeto para uso compartilhado de bikes na UnB.

Bicicleta na cicloviaUm grupo de estudantes da UnB adeptos da bike quer saber o que alunos, professores e funcionários acham do uso da bicicleta como meio de transporte no campus Darcy Ribeiro. A ideia é traçar o perfil de possíveis usuários de um sistema de empréstimo de bicicletas e conhecer as necessidades dos ciclistas dentro do campus.

O questionário pode ser respondido, em poucos segundos, pela internet, na página do coletivo Bicicleta Livre até o dia 27 de junho. Segundo os organizadores, até o momento, 210 pessoas participaram da enquete.

"Para evitar depredação e roubos, queremos melhorar o controle e a segurança do sistema por meio da adoção de cadastro eletrônico e criação de bicicletários", cita Caio Vieira, 22 anos, estudante de Engenharia Civil e um dos membros do grupo. "As bicicletas poderão ser usadas por toda a comunidade cadastrada."

Esta é uma nova edição do projeto criado em 2007, na UnB, com o objetivo de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no campus Darcy Ribeiro. O projeto chegou a funcionar em 2009 com 50 bicicletas, de acordo com Caio.

Saiba mais:

>> Bicicletas para empréstimo estão disponíveis

>> Site oficial do Bicicleta Livre

Caio Vieira, ciclista

BENEFÍCIOS – Ciclista há 4 anos, Caio, que também participa do grupo de pesquisa Comportamento em Transporte e Novas Tecnologias, pedala da 404 sul ao campus da UnB na Asa Norte. "Chego mais disposto para as aulas", garante. O grupo cita outros benefícios, como maior contato com pessoas e menos tempo em engarrafamentos.

CONVITE –
No próximo mês (6/7), o grupo prevê um passeio de bike no campus Darcy Ribeiro. A concentração será às 15h no Teatro de Arena, ao lado do Ceubinho. "Saímos com destino à Colina e, depois de uma volta pelo campus, acabamos o passeio no Centro Olímpico", conta Caio.

Entre outras atividades, está o chamado Apadrinhamento de novos ciclistas. A proposta é pedalar até a UnB junto com os mais experientes, que dão dicas sobre rotas e segurança no trânsito. O grupo também costuma se reunir todos os meses no Ceubinho para trocar conhecimento sobre reparo e manutenção de bikes.

As atividades podem ser acompanhadas pela página do Bicicleta Livre no Facebook.

SERVIÇO