Projeto sustentável elaborado por empresa júnior de Engenharia Elétrica pode levar luz à Amazônia

Isa Lima / Secom UnB

Com tubos de PVC, bateria de moto, lâmpadas de LED, placa fotovoltaica e garrafa PET, estudantes da Universidade de Brasília desenvolveram um poste de luz sustentável. A tecnologia, que prima pelo baixo custo, foi elaborada em parceria com a ONG Litro de Luz e ganhou, recentemente, 100 mil dólares no prêmio St Andrews Prize for the Environment, na Escócia. A iniciativa teve 506 projetos inscritos, oriundos de mais de 90 países.

Em entrevista à UnBTV, o presidente da empresa júnior de Engenharia Elétrica (Enetec), Bruno Nunes, comenta que eles adaptaram o protótipo, que já existia, com o fim de encontrar tecnologia a baixo custo para que fosse usado no Brasil.

“A Enetec trabalhou com a Litro de Luz, basicamente, desenvolvendo a tecnologia.Todas as ações de abordagem de comunidade, trabalho de mobilização de pessoas, de voluntários para fazer as instalações foram feitas pela ONG. E, para a gente, que é uma agência júnior que nunca tinha trabalhado com a parte eletrônica da engenharia elétrica, foi muito importante associar o nosso nome a uma iniciativa de impacto social”, afirma.

A reportagem, de Rafael Montenegro, destaca que o prêmio será usado para levar a tecnologia para a região amazônica. Avalia-se que cerca de 60% da população brasileira que não tem energia elétrica, viva naquela região.