Robôs capazes de entrar em espaços reduzidos simulam movimentos de répteis

Da UnB Agência

Estudantes de Engenharia Mecânica da Universidade de Brasília (UnB) desenvolvem robôs apodais, inspirados em movimentos de répteis e movidos por energia elétrica, para auxiliar os profissionais em serviços realizados em obras, por exemplo. Em entrevista à UnBTV, a professora Dianne Magalhães explicou que os movimentos desses experimentos permitem uma série de ações. “Facilitam inspeções de tubulações, busca em escombros e passar por cima de obstáculos”, detalha.

Formados por pequenas partes articuladas, motor e sensores infravermelhos, os robôs são criados para estimular o aprendizado dos estudantes que participam de projeto de pesquisa desenvolvido na Faculdade de Tecnologia (FT). A matéria, de Sara Rodrigues, pode ser conferida aqui: