Realizado em parceria com a ONG Litro de Luz, projeto vai beneficiar comunidade no Rio.

Da UnB Agência
Isa Lima/UnB Agência

Os estudantes de Engenharia Elétrica Arthur Carvalho, Isabel Araújo e Pedro González vão ajudar a iluminar a vida dos moradores da comunidade Vila Beira-Mar no Rio de Janeiro.

No final do mês, entre os dias 26 e 28, a comunidade deve receber 40 postes de luz solares desenvolvidos pela Empresa Júnior de Engenharia Elétrica da UnB, a Enetec. Instalado em abril, um protótipo está em teste no local.

"De lá pra cá, conhecemos tecnologias mais novas com maior durabilidade", afirma Pedro González, um dos inventores.

Feitos de materiais simples e baratos, como PVC, garrafa pet, fios e lâmpadas LED, a unidade sai por R$ 180 e a ideia é barateá-la. "O mais caro é a bateria e o painel solar", avalia ele.

"É uma tecnologia sustentável", garante. "O consumo de energia é zero. Com vida útil de 4 anos, em média, o sol recarrega a bateria que acende o poste à noite."

Isa Lima/UnB Agência
Os alunos da UnB Isabel Araújo, Arthur Carvalho, Pedro González e Vítor Gomes (atrás) da ONG Litro de Luz

Seis lâmpadas LED – de R$ 1 real cada – gastam 3 watts de energia. Elas são alimentadas por uma pequena bateria e um painel solar do tamanho de uma folha de papel A3.

"A lâmpada é criação da Enetec", orgulha-se Pedro. "Uma lâmpada comum gasta 40 watts", compara.

PARCERIA –
O projeto foi desenvolvido a pedido da ONG Litro de Luz, criada em 2011 nas Filipinas e hoje presente em trinta países, de todos os continentes. "A organização faz o contato com as comunidades que mais precisam de energia elétrica", conta Pedro.

"É emocionante presenciar a reação das pessoas com a chegada da luz", diz ele. "Ela traz segurança, a possibilidade de ler depois que escurece...", cita.

Pedro diz que a parceria foi uma oportunidade de os estudantes aplicarem o conhecimento da graduação num projeto social. Para a Enetec, "caiu como uma luva". "A gente estava começando a trabalhar com energia fotovoltaica quando a Litro de Luz nos procurou."

Ilustração Lâmpadas ENETEC x Comum