Iniciativa engloba pesquisas para o desenvolvimento de processos sustentáveis para geração de energia

Foto: Creativecommons.org

Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

A Fundação Universidade de Brasília (FUB) firmou parceria com a empresa S4 Solar do Brasil, produtora de painéis de energia solar. O protocolo de intenções, assinado na última quinta-feira (18), prevê uma área de concentração multidisciplinar com foco em energia fotovoltaica na Faculdade UnB Gama (FGA) e a implantação de um centro de pesquisas no campus Darcy Ribeiro, também voltado para o desenvolvimento de estudos na área.

“A expectativa é de que o uso de energia solar cresça. É uma honra para a UnB estar envolvida no processo de pesquisas sobre painéis solares e células”, afirma o reitor Ivan Camargo.

A iniciativa ainda contempla a construção de um centro para certificar equipamentos de acordo com padrões internacionais. “Vai ser o primeiro local desse tipo no Brasil, o que eleva a qualidade dos painéis e a eficiência na produção de energia”, explica o professor José Camargo, do Departamento de Engenharia Elétrica.

Segundo o presidente da S4 Solar do Brasil, João Eugênio, a escolha pela parceria com a UnB não foi por acaso. “Como brasiliense, tenho uma história com a cidade. Além disso, a UnB é reconhecida nacionalmente por sua excelência e qualidade de professores”.

Parceria prevê construção de centros de pesquisas e fortalecimento de estudos na área de energia solar. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

O empresário afirma que, se tudo ocorrer como o planejado, em cerca de três meses os projetos serão colocados em prática na Universidade, inicialmente, com a estrutura já disponível.

O professor de Engenharia Mecânica Guilherme Caribé explica que os alunos vão participar das atividades desenvolvidas nos laboratórios. ”Com os projetos estruturados, alunos de graduação, mestrado e doutorado devem participar como pesquisadores, teremos bolsas“.

Caribé também conta que existem muitas ideias que ainda podem se tornar realidade com essa parceria, como a cobertura do Instituto Central de Ciências (ICC) com os painéis solares para diminuir o consumo de energia do prédio.

Como primeira ação concreta, a S4 Solar convidou os professores José Camargo e Guilherme Caribé a visitar instalações de fabricantes e centros de pesquisa em energia fotovoltaica na China e na Espanha. A viagem ocorre de 22 de fevereiro a 5 de março.