Uma caravana com cerca de 50 estudantes da Universidade de Brasília percorreu mais de mil quilômetros para participar da sétima edição da Campus Party Brasil. O grupo de alunos da UnB, de cursos como Engenharia de Software, Ciência da Computação, Matemática e Engenharia de Energia, foi um dos mais de 60 presentes na atividade

Alunos da UnB na Campus Party Brasil

A Campus Party Brasil de 2014, um dos maiores eventos voltados à inovação, ciência e tecnologia da América Latina, reuniu oito mil “campuseiros” de todo o país em São Paulo, entre os dias 27 de janeiro e 2 de fevereiro.

“É um evento para vários tipos de público, o que beneficia o networking. A gente acaba conhecendo pessoas do Brasil todo e do mundo. Isso nos mantem informados das novidades da tecnologia”, conta Jonatas Medeiros, da primeira turma de Engenharia de Software da Faculdade UnB Gama (FGA).

Ele e o colega Sérgio Bezerra foram palestrantes no evento e falaram ao público da Campus Party sobre os benefícios e usos de softwares livres. “Hoje em dia o governo está usando software livre, o que é importante para a diminuição dos custos”. Foi, inclusive, por meio de uma plataforma gratuita, o Joomla, que foi criado o portal Estudantes de Engenharia, projeto iniciado em 2009 e apresentado na feira de tecnologia pelos alunos da UnB.

O desejo de reunir uma série de informações que interessasse aos graduandos do curso surgiu na universidade. “Foi um projeto que começou na orientação ao calouro. A ideia era ter um misto de portal de notícias e rede social, onde fossem divulgadas matérias sobre Engenharia, propostas de estágio, formas de intercâmbio, livros da área. Fazer com que estudantes de diferentes faculdades do país pudessem interagir”, explica Jonatas. O site Estudantes de Engenharia será lançado em março deste ano.

Campu">