Trabalho de Ricardo Borges de Rezende, orientado pelo professor Rodrigo de Souza Gonçalves, também foi usado pelo estado de Goiás para melhorar acompanhamento do gasto em Saúde

Ricardo Borges de Rezende
Foto: Isa Lima/UnB Agência

A dissertação de mestrado em Ciências Contábeis de Ricardo Borges de Rezende foi a vencedor do VI Prêmio Secretaria do Orçamento Federal (SOF) de Monografias, na categoria Qualidade do Gasto Público.

A pesquisa, orientada pelo professor Rodrigo de Souza Gonçalves, averiguou o processo de prestação de contas ao Conselho Municipal de Saúde de Anápolis e sugere um padrão de elaboração e de avaliação do gasto público.

No final do mês passado, essa metodologia passou a ser adotada pela Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE) para normatizar a prestação de contas do Fundo Estadual de Saúde.

Ricardo, que é servidor da CGE, explica que inicialmente fez um diagnóstico do processo de prestação de contas da área de Saúde junto ao Conselho Municipal.

O estudante constatou que havia uma grande dificuldade de compreensão das informações por parte dos conselheiros e a total falta de padronização dos dados. “Fizemos um treinamento e construímos um manual de avaliação das contas, com indicadores que permitem aos conselheiros fazer uma análise mais objetiva do gasto, por meio de critérios quantitativos e qualitativos, com base em metas e no planejamento”, conta.

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Rodrigo de Souza Gonçalves diz que o ineditismo da pesquisa está em propor uma regulamentação para a prestação de contas em saúde. “Desde a Constituição de 1988, não há uma padronização de como a informação deve chegar aos conselheiros de Saúde. Como ele vai fiscalizar o gestor sem que a informação tenha uma padronização mínima? O mérito do estudo foi fazer uma releitura de um instrumento criado por um aluno da graduação e aplicá-lo na prática.”