Um espaço virtual criado para apresentar aos visitantes a Brasília que só quem vive aqui conhece. A ideia é da publicitária Claudia Wagner Costa, formada pela Faculdade de Comunicação da UnB (FAC).

Cláudia Wagner Costa da Faculdade de Comunicação da UnB

A jovem idealizou e produziu quase todos os conteúdos do blog Welcome to Brasilia. O endereço recebeu mais de 2,7 mil visualizações nas primeiras três semanas na rede.


O projeto começou no ano passado, quando Claudia procurava um tema para seu trabalho de conclusão de curso (TCC). “Tínhamos um contexto de pesquisa sobre Brasília, e nas discussões surgiu a ideia de fazer um blog de turismo, que mostrasse a cidade a partir dos olhos de uma moradora para os turistas que vão aproveitar a Copa do Mundo para conhecer a cidade”, lembra Liziane Guazina, professora da FAC e orientadora de Cláudia.


A ideia foi levada à sério. Cláudia trabalhou por seis meses, visitou mais de 70 lugares que já conhecia ou indicados por amigos e familiares, e escreveu 58 roteiros de passeios na capital federal. “Todas as postagens são de experiências que eu vivi”, fala. Os posts também foram traduzidos para a língua inglesa, para facilitar o entendimento dos turistas estrangeiros. “Fizemos uma tradução de um modo mais coloquial, usando expressões típicas e gírias da língua inglesa”, conta.

Blog de Turismo

Durante as três primeiras semanas de divulgação pelas redes sociais, o blog recebeu mais de 2,5 mil visualizações, e mais de 700 visitas únicas. A página também tem sido acessada de outros países. Estados Unidos, Quênia, Portugal e África do Sul, são os locais de onde se realizaram mais acessos. No entanto, o blog ainda possui um maior número de usuários do Brasil.


“Depois da boa repercussão que teve, fiquei tão feliz que quero trabalhar mais com ele”, afirma Claudia. A jovem pretende realizar parcerias com empresas de turismo ou transporte, para possibilitar passeios a lugares pouco acessíveis do Distrito Federal. Assim, seria possível divulgar estes espaços no blog. “Facilitaria muito para o turista”, defende.