Esta é a conclusão de pesquisa realizada na UnB; estudo comparou internautas no Brasil e na Espanha.

"Vamos nos conhecer? Adoro fazer amigos! Gente dinâmica, que goste de dançar, viajar, navegar na net, teatro, música etc... Entrem em contato, poderemos ser bons amigos!”. Este anúncio, publicado por uma senhora na faixa de 61 a 70 anos no portal Terceira Idade, exemplifica a maneira como os idosos participam da internet.

Segundo estudo realizado na UnB pela jornalista e doutora em Sociologia Janara Sousa, diferentemente do que muitos pensam, os idosos não estão excluídos da internet, meio de comunicação mais identificado com a juventude. “Eles utilizam a internet para conhecer pessoas, namorar, trocar receitas e até para se expressar por meio de poemas, por exemplo”, conta a pesquisadora.

Essa conclusão difere de sua expectativa inicial. Partindo da constatação de que no Brasil (e no mundo) a população idosa não pára de crescer e que em nosso país ela exerce um forte protagonismo em termos de reivindicação e acesso a direitos, Janara esperava encontrar idosos utilizando a internet como meio de organização social.

“Na verdade, eles se apresentam enquanto indivíduos, buscando atender às suas necessidades pessoais”, analisa. Para ela, isso é conseqüência das características da internet, cujos espaços de interatividade fomentam a participação individual, e das necessidades humanas de convivência social. “É uma participação lúdica e informal”.

METODOLOGIA - Para chegar a essas conclusões, Janara analisou a participação dos idosos em dois portais direcionados à terceira idade, um no Brasil (portal Terceira Idade), outro na Espanha (portal Júbilo). Verificou o tipo de conteúdo veiculado, os mantenedores, os espaços de interação e a maneira como os idosos se expressam nesses espaços.

Janara criou indicadores para acompanhar a participação dos idosos nos espaços de interatividade, entrevistou produtores dos sites, fez observações por meio de visitas diárias aos portais e criou um blog, chamado Blog de Campo, onde divulgou informações sobre o estudo e manteve contato com vários idosos internautas. Ela viu que, na Espanha, o comportamento dos internautas sexagenários é semelhante ao dos brasileiros.

Também concluiu que os idosos não são meros receptores passivos, embora não se apresentem como produtores de conteúdo – apesar de a internet propiciar este tipo de atuação. Segundo a pesquisa, a ausência dos idosos como produtores de conteúdo deve-se à maneira como os portais são construídos. Os complexos mecanismos de mediação e de filtros acaba restringindo o potencial propiciado pela internet.

MAIS IDOSOS NO MUNDO - Para a pesquisadora, o estudo das interfaces entre a terceira idade e o mundo virtual é relevante porque tanto população idosa como o acesso à internet crescem progressivamente. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2006, os idosos correspondiam a 11% da população brasileira. Porém, a tendência é que a população idosa atinja a mesma dimensão da de jovens. Em 2005, 1 a cada 10 pessoas no mundo tinha mais de 60 anos. Em 2050, 1 pessoa a cada 5 deverá ser sexagenária.

No que diz respeito o acesso e ao uso da internet no Brasil, os jovens são maioria, mas a terceira idade não está excluída do mundo virtual. A Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (Pnad) de 2005 indica que 8% dos internautas têm mais de 50 anos e que 61% deles têm até 29 anos. “Com o aumento da população idosa, sua participação tende a aumentar. Por isso é preciso que se comece a desenvolver mecanismos para atender a esse público”, diz Janara.