Professores, pesquisadores e autoridades dos dois países discutem avanços e cooperações no setor aeroespacial

Júlio Minasi/UnB Agência

O interesse no desenvolvimento científico e tecnológico aproxima pesquisadores de Brasil e Polônia, que promovem conferência no início desta semana - de 21 a 22 de setembro - na Universidade de Brasília. O encontro, organizado em parceria entre a instituição, a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Instituto de Aviação da Polônia, prevê a apresentação do atual panorama dos países no setor aeroespacial e a assinatura de acordos bilaterais.

O reitor da UnB, Ivan Camargo, deu as boas-vindas aos participantes, nesta segunda-feira (21), com os votos de que o evento "represente importante aproximação entre as comunidades científicas dos dois países". Ainda na abertura, o embaixador polonês no Brasil, Andrzej Braiter, comentou a tradição do país europeu em áreas matemáticas e celebrou o fato de o encontro ser realizado "em um dos melhores lugares do mundo". Braiter tem longa ligação com a UnB, onde estudou, viveu e trabalhou no início dos anos 1980.

Para o diretor do Instituto de Aviação da Polônia, Witold Wiosniowski, a conferência pode ser "um importante passo para a cooperação científica e tecnológica entre Polônia e Brasil". Como parte dessa aproximação, segundo ele, está prevista a assinatura de acordo entre a AEB e Agência Espacial Polonesa (Polsa).

Representantes das duas agências informaram sobre os investimentos na área. O presidente da Polsa, Marek Banaszkiewics, afirmou que pesquisa e defesa são os dois principais pilares da instituição. Comentou ainda a existência de dois nanossatélites poloneses em órbita e fez referências ao histórico aeroespacial da Polônia, que enviou o seu primeiro astronauta ao espaço em 1978.

Júlio Minasi/UnB Agência/Professor Gurgel apresenta perspectivas do setor aeroespacial brasileiro

Diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da AEB e professor da Faculdade de Tecnologia (FT/UnB), Carlos Alberto Gurgel apresentou o cenário e os desafios do setor aeroespacial brasileiro, entre eles, o de consolidar uma rede de instituições para o rastreamento de satélites. Gurgel lembrou que, apesar das dificuldades impostas pela legislação para contratar e comprar equipamentos, o país lançou com sucesso em 2014 o nanossatélite NanosatC-Br1, mantém centros de lançamento em Alcântara (MA) e em Natal (RN), além de ter extensa programação de atividades na área para os próximos anos.

ORIGEM DAS PARCERIAS - A aproximação que deu origem à conferência teve inicio em 2014, após contatos entre o Decanato de Pesquisa e Graduação (DPP) e as representações diplomáticas da Polônia. Em abril deste ano, o decano Jaime Santana esteve no país europeu, onde foi assinada a cooperação binacional para realização de eventos, intercâmbio de estudantes e produção conjunta de pesquisas.

"Esse interesse entre os dois países começou a amadurecer no ano passado, ganhou forma e passou a ser tratado como questão de Estado", explica Jaime Santana. O professor destaca a relevância da participação de nomes importantes da ciência e do governo polonês e avalia a conferência como marco para o desenvolvimento dos estudos aeroespaciais na UnB.

"Os resultados desse encontro devem ter impacto significativo na internacionalização das pesquisas, em especial para o campus do Gama", diz o decano, em referência ao campus que conta com o curso de Engenharia Aeroespacial, implantado com o apoio do professor Carlos Alberto Gurgel.

A importância estratégica da cooperação também foi evidenciada pelo diretor do Departamento das Américas do Ministério de Assuntos Internacionais da Polônia, Grzegorz Kozlowski, ao comentar o estreitamento das relações diplomáticas e econômicas entre Brasil e Polônia. "Estamos muito distantes geograficamente, mas próximos em vários interesses", disse.

Kozlowski apresentou dados sobre o volume das relações comerciais entre os países, que saltou de US$ 612 milhões, em 2005, para US$ 1,689 bilhão, em 2014. Ele também falou sobre a interação cultural entre os dois povos e se disse "orgulhoso pela contribuição polonesa ao desenvolvimento do Brasil".

UnB e POLÔNIA - O interesse recíproco entre a UnB e as instituições polonesas tem se evidenciado com a realização de eventos. No ano passado, o Campus Darcy Ribeiro sediou a segunda edição de um dia temático sobre o país europeu. Na ocasião, dezenas de estandes apresentavam informações sobre as oportunidades acadêmicas na Polônia.