Simpósio recebe resumos até 15 de fevereiro. Pesquisadores estrangeiros querem aumentar a cooperação com brasileiros.

Cerca de 75% dos remédios encontrados nas prateleiras das farmácias vêm da natureza. Pesquisadores envolvidos em criar novos medicamentos feitos a partir de plantas estarão reunidos durante o VIII Simpósio Brasileiro de Farmacognosia e o I International Symposium of Pharmacognosy, que acontece entre 18 e 22 de abril, em Ilhéus, na Bahia.

Cientistas de renomadas instituições nacionais e internacionais vão apresentar suas pesquisas e discutir a legislação brasileira, cooperação entre universidade e empresa e parcerias entre grupos. Os interessados em participar devem submeter os resumos até dia 15 de fevereiro.

“O Brasil cresceu muito do ponto de vista científico, isso permitiu organizar um simpósio internacional com os mais importantes pesquisadores da área de produtos naturais”, afirma Laila Espindola-Darvenne, pesquisadora-chefe do Laboratório de Farmacognosia da UnB e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Farmacognosia. O simpósio terá sete mini-cursos, nove conferências, apresentação de pôsteres e 16 mesas-redondas, com metade dos palestrantes de instituições estrangeiras.

Um deles, William Fenical, diretor do Centro de Biotecnologia Marinha e Biomedicina da Universidade da Califórnia, vai falar sobre o uso de bactérias marinhas como fonte para novas drogas no tratamento de câncer. “É imperativo obter o conhecimento de como as novas drogas agem e também achar novos alvos protéicos úteis para inibir a divisão celular. Nosso programa, multifacetado, faz os dois”, explica. William está ansioso para chegar ao Brasil e saber mais sobre a produção científica. “Quero estar ciente das pesquisas em andamento e espero desenvolver novos relacionamentos profissionais”, planeja.

Didier Stien, do Instituto de Substâncias Naturais da França, vem para a palestra sobre a evolução de defesas baseadas em componentes voláteis, que acontece no dia 19 de março, às 14h. “Eu espero conhecer, principalmente, brasileiros que raramente viajam para a Europa e criar uma dinâmica de colaboração entre o meu instituto e outros grupos de pesquisa da UnB e do Brasil”, afirma.

Letícia Lotufo, coordenadora do Laboratório de Ecotoxicologia Marinha da Universidade Federal do Ceará (UFC), vai ministrar palestra sobre a diversidade microbiótica do litoral brasileiro. Ela trabalha em parceria com o Laboratório de Oncologia Experimental da Faculdade de Medicina da UFC. “Nossos estudos são bem recentes, datam dos últimos dez anos. Nós ainda estamos mapeando a biodiversidade do nosso litoral”, conta.

Uma das metas é inserir o Brasil na agenda das reuniões das sociedades dos países desenvolvidos, que se reúnem em um imenso congresso, a cada quatro anos. “Nós queremos apresentar dados que mostrem a situação atual dos biomas brasileiros relacionando-os à importância da pesquisa e desenvolvimento biotecnológico na área de produtos naturais e derivados”, afirma Laila

O Simpósio Brasileiro de Farmacognosia é realizado a cada dois anos. Em 1997 foi a primeira edição, realizada em Araraquara, São Paulo. Depois em Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Salvador (BA), Recife (PE), Belém (PA) e Maringá (PR).

Local: Cana Brava Resort / Ilhéus - Bahia

Data: de 18 a 22 de abril