A Universidade de Brasília e a Universidade Livre de Bruxelas (ULB) firmaram, nesta terça-feira (17), termo de cooperação acadêmica.

Ana Grilo/UnB Agência

O documento foi assinado pelo reitor Ivan Camargo e pelo reitor da ULB, Didier Viviers, que esteve na universidade para participar da primeira sessão da Comissão UnB.Futuro

O acordo estabelece regras para intercâmbio de estudantes e professores e também prevê programas conjuntos de pesquisa. Cada universidade poderá enviar até dois alunos por ano letivo/semestre para a outra instituição.

O professor da Faculdade de Comunicação Fábio Pereira explica que a parceria é estratégica para a UnB, pois alguns docentes têm iniciativas de pesquisa com a universidade belga. “É uma forma de institucionalizar essas ações”, diz Pereira, que coordena um estudo comparativo com os webjornalistas daquele país e os brasileiros.

O professor de Ciência Política da ULB Frédéric Louault conta que a intenção é ampliar e facilitar a mobilidade acadêmica em todas as áreas. “Em janeiro deste ano, já assinamos um convênio para Ciência Política e Relações Internacionais. Agora vamos reforçar isso”, diz o docente, que trabalha com eleições e democracia na América Latina e planeja lecionar na UnB.