Recurso pode ser destinado a trabalhos desenvolvidos em qualquer área do conhecimento

Secom UnB

Pesquisadores doutores da Universidade de Brasília ou vinculados a outras instituições – públicas ou privadas – de ensino e pesquisa, empresas de base tecnológica ou de desenvolvimento devem ficar atentos ao prazo para submissão de propostas para concorrer a recursos oferecidos pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). Ao todo, são R$ 10 milhões destinados a projetos de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação.

Até 7 de abril, os interessados podem enviar proposta de projeto de pesquisa, limitada a 20 páginas, à FAPDF. Cada coordenador deve submeter uma única proposta, situada em apenas uma das faixas de valores determinadas pelo Edital de Demanda Espontânea 03/2016.

Marcelo Jatobá/Secom UnB

O valor máximo a ser destinado por projeto é de R$ 120 mil. Serão financiados itens referentes a capital, como equipamentos e material bibliográfico, e a custeio – que inclui bolsas de iniciação científica e de apoio técnico, material de consumo, combustível, passagens e diárias, e o pagamento de contratos de manutenção e serviços de terceiros, desde que tenham caráter eventual e essencial ao desenvolvimento do projeto.

“A FAPDF começa o ano engajada em sua missão de financiar a produção de ciência no Distrito Federal, dobrando o valor do mesmo edital de 2015,” afirma o decano de Pesquisa e Pós-graduação, Jaime Santana. “A Fundação merece confiança de toda a comunidade científica, espero que os pesquisadores da UnB enviem seus projetos".

A seleção das propostas está divididas em três etapas: habilitação; análise e julgamento por consultores ad hoc; e análise e classificação pela Comissão de Avaliação, composta por membros das Câmaras de Assessoramento Técnico-Científico da FAPDF. O projeto apoiado pelo edital deverá ser executado em até 36 meses, prorrogáveis por, no máximo, seis meses, mediante justificativa e posterior aprovação.

Serão considerados, preferencialmente, os projetos cuja temática esteja relacionada ao desenvolvimento científico e tecnológico do Distrito Federal.

COORDENADOR DA PESQUISA – O pesquisador principal, com doutorado, cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq é chamado no Edital de Demanda Espontânea de Coordenador. Ele deve ser residente no DF ou na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), ter comprovada capacidade de liderança em pesquisa, pertencer ao quadro permanente de uma das instituições participantes e ser responsável pela apresentação da proposta à FAPDF.

O coordenador não poderá ter mais de dois projetos de pesquisa em vigência na Fundação, nem ter sido contemplado no Edital de Demanda Espontânea 03/2015.

Os demais pesquisadores, técnicos e estudantes são denominados equipe técnica. Os beneficiários do presente edital se comprometem a apresentar duas palestras por ano em escolas públicas do DF ou da RIDE sobre o tema do seu projeto de pesquisa, com atenção à especificidade do público-alvo. Também estarão disponíveis para receber uma vez por ano, pelo menos, estudantes para visitas técnicas ao seu local de trabalho para apresentar-lhes as atividades de pesquisa.

Após a assinatura do Termo de Outorga, os contemplados pelo apoio financeiro tornam-se automaticamente consultores ad hoc da FAPDF.