Interessados devem se inscrever até segunda-feira (23). Conheça as novidades do programa, que a partir deste ano disponibiliza cursos para professores e técnico-administrativos.

O programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), do governo federal, ampliou a atuação neste ano. Além de atender a alunos de universidades e institutos federais, também passou a abranger professores e servidores técnico-administrativos para os cursos online, presenciais e exames de proficiência (como o TOEFL ITP da língua inglesa, por exemplo).

Na Universidade de Brasília, a iniciativa também é aprimorada. O programa passou a ter uma coordenação-geral, para integrar as atividades. De acordo com o docente Virgílio Almeida, responsável pelo IsF na Universidade de Brasília, ter domínio de outra língua diferente da nativa não pode mais ser enxergado como adicional, mas tem quer ser o mínimo, estipulado como base da formação de qualquer profissional. “As melhores universidades do mundo pedem nível avançado na língua do país, onde o candidato irá fazer a mobilidade acadêmica e intercâmbio”, explica o coordenador.

“É essencial que se tenha o uso prático de todas as habilidades de uma língua estrangeira na Universidade”, declara o docente. “O conhecimento aprofundado de uma língua e cultura estrangeira nos auxilia até mesmo a entender a nossa própria cultura”, reitera Virgílio Almeida.

O Decanato de Ensino de Graduação fornece o apoio institucional ao Programa, com auxílio do Instituto de Letras (IL). Através da página eletrônica IsF/LET e também pelo Facebook, é possível acompanhar as novidades e as ações.

CURSOS DE INGLÊS – Estão abertas as inscrições para três cursos presenciais do Programa Idiomas sem Fronteiras. Os interessados devem confirmar participação até a próxima segunda-feira (23), na página do programa. Podem concorrer às vagas estudantes de graduação, mestrado e doutorado, e servidores públicos de universidades credenciadas que tenham realizado o teste TOEFL ITP por meio do Programa IsF – Inglês, com resultado já publicado nosistema de gestão do programa.

PROFICIÊNCIA – Estudantes de graduação e pós-graduação também podem se inscrever para realização do exame Test of English as a Foreign Language (TOEFL ITP). As inscrições acontecerão até 19 de junho, na página do Idiomas sem Fronteiras. O programa é uma ação do Ministério da Educação para medir o nível de proficiência dos candidatos. Com o resultado em mãos, o candidato pode participar dos cursos presenciais e a distância. Neste ano, professores e servidores técnico-administrativos também terão acesso aos cursos online e prova de proficiência.

PRESENCIAL – Além do inglês, haverá ainda cursos de espanhol, francês, japonês e português para estrangeiros.

“Para a língua inglesa, serão 480 vagas, divididas em 24 turmas para toda a instituição”, conta Rachel Lourenço, coordenadora pedagógica do Inglês sem Fronteiras e professora do Departamento de Línguas Estrangeiras da UnB.

Alunos só podem se inscrever nos cursos presenciais caso apresentem o resultado no TOEFL ITP ou estejam ativos no My English Online (MEO). O servidor precisa também fazer o exame e usar o resultado no ato da inscrição para concorrer a vagas nos cursos presenciais.

Em caso de dúvidas, contatar a coordenação do programa na UnB, o LET/IsF por meio do Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.