A artista também está classificada para a segunda fase da categoria online do prêmio.

Emília Silberstein/UnB Agência

Cenas cotidianas, porém extraordinárias. É assim que Camila Soato descreve a sua arte, de modo quase acidental, durante a entrevista. A jovem de 27 anos é aluna de mestrado do Instituto de Artes (IdA) e um dos destaques no cenário artístico nacional. Com uma carreira em ascensão, Soato disputa nas três categorias do Prêmio Investidor Profissional de Arte 2013 (Pipa). Em sua quarta edição, o prêmio é consagrado como o mais importante da arte contemporânea brasileira.

Nos quadros, Camila faz uso recorrente de imagens de crianças e animais, que compõem naturalmente o inesperado. Com traços escuros e fortes, a artista produz cenas “viscerais”, em telas a óleo. “Uma visceralidade que não é comum no cotidiano. Para tirar a gente da mecanização”, define a pintora. O inusitado, construído por Camila, quebra a linearidade do quadro. “Isso cria um estranhamento e prende o olhar”, explica.

trabalho de Soato está entre os quatro melhores classificados no Prêmio Pipa 2013. Os quadros dela e de outros três finalistas do concurso serão expostos no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), a partir de 7 de setembro. Além de ter conquistado os jurados, Camila tem o apreço do público no site do Pipa 2013. A artista aparece entre os primeiros colocados na votação online do prêmio. A disputa pela Internet tem duas fases. A primeira se encerra no próximo domingo (4), mas Camila já garantiu os 300 votos necessários para passar para a segunda fase, que começa no dia 11. O resultado do Pipa Online sai no dia 18 de agosto.

Camila Soato é aluna de mestrado na linha de Poéticas Contemporâneas, pelo Programa de Pós-graduação em Artes, na Universidade de Brasília. A artista participa do Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos. “Minhas imagens e meu método têm uma conexão com o Corpos”. Além do grupo de performance, a acadêmica busca inspiração em textos de outras áreas, como Literatura, Filosofia, Antropologia e Sociologia. “Quando você sai do seu quadradinho, onde está mais cômodo, encontra soluções diferentes”, defende Soato.

PREMIAÇÃO - O Prêmio Investidor Profissional de Arte ocorre anualmente e consagra artistas que vêm se destacando por seus trabalhos, com carreiras iniciadas nos últimos dez anos. A seleção funciona por um sistema de indicações. A cada edição, o Conselho do Pipa convida profissionais renomados, que atuam na área de arte contemporânea, para compor um comitê e um júri. Cada membro do comitê convida até três artistas para a competição. A artista da UnB, Camila Soato, foi indicada pela pesquisadora e crítica de arte, Renata Azambuja.

O conselho do prêmio define quatro finalistas, que receberão o valor de R$ 10 mil e terão suas obras expostas no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ). O júri define o vencedor. O melhor artista recebe o prêmio de R$ 90 mil. Parte desse valor deve ser destinado a um programa de residência artística no exterior. Este ano, a divulgação do resultado está prevista para o dia 22 de novembro.

Mais duas categorias de voto popular completam o Pipa. Uma que já está sendo realizada pela internet desde julho, com prêmios de R$ 10 mil e R$ 5 mil, e outra que vai ocorrer durante a exposição das obras dos quatro finalistas, no MAM/RJ, em setembro, com prêmio de R$ 10 mil.