Prática auxilia na cura de lesões em animais silvestres de pequeno porte

Cobra em tratamento com acupuntura no HVet
Foto: UnBTV

A acupuntura faz parte da medicina tradicional chinesa e consiste na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo para auxiliar em tratamentos de saúde. Embora seja muito comum em humanos, o Hospital Veterinário (HVet) da Universidade de Brasília passou a utilizar essa prática para curar ferimentos em animais silvestres. Ali, a acupuntura é realizada com moxabustão – que é a aplicação de calor, por meio de um bastão aquecido, sobre os pontos em que as agulhas serão aplicadas. Esse procedimento estimula ainda mais a área machucada para que a recuperação do animal seja mais rápida.

As sessões são administradas pela veterinária Camila Bello, que explica a importância da técnica para os animais silvestres. “Vários procedimentos que são viáveis na clínica de animais de pequeno e de grande porte não são para animais silvestres. A acupuntura vem para auxiliar nisso”.

O médico veterinário responsável pelo setor, Danilo Simonini, conta que é perceptível o progresso do paciente após as sessões. “É muito bom poder contar com essa técnica. Nós percebemos que há melhora, tanto no ferimento quanto no estado mental do animal”.

O tratamento ocorre há dois anos no HVet. Danilo Simonini explica que o tratamento com acupuntura não é uma das técnicas que fazem parte do quadro da Universidade, mas que o espaço foi aberto à Camila Bello devido aos benefícios que a prática pode trazer aos animais. “É uma via de mão dupla. Nós damos oportunidade para que ela treine sua técnica e ela contribui para a melhora dos animais que tratamos aqui".

<< Confira a matéria da UnBTV sobre o assunto: