Competição patrocinada pelo Google ocorreu na Alemanha e contou com equipes formadas, principalmente, por alunos de pós-graduação.

No desafio de 2013, a proposta era verificar a viabilidade do uso de redes ad hoc entre dispositivos de comunicação móvel (smartphones, tablets, etc) para escoar o tráfego de dados e aliviar a rede de comunicação principal de operadoras de telefonia móvel.A equipe composta por sete alunos dos cursos de Engenharia Elétrica e de Redes de Comunicação da Universidade de Brasília venceu, na categoria ‘Melhor Estratégia’, a competição internacional Maniac Challenge, que ocorreu de 27 de julho a 2 de agosto, em Berlim, na Alemanha. Foi a primeira vez que um time brasileiro participou do evento, que reuniu competidores de diversos países.

O professor Marcelo de Carvalho, do Departamento de Engenharia Elétrica, enfatizou que a competição tratou de um problema "real, atual e de grande importância" para o cenário das operadoras de telefonia móvel, que hoje buscam soluções para "descongestionar" suas redes em virtude da imensa massa de dados provocada com a chegada dos tabletse smartphones.

"Esta premiação atesta a qualidade dos cursos que oferecemos e a dos nossos alunos e alunas", disse Marcelo. Ele também afirma que o prêmio mostra para a sociedade que a UnB "está sintonizada com os grandes problemas tecnológicos atuais" e que "é capaz de germinar soluções criativas para questões de grande relevância mundial".

DESAFIO -
 A competição foi dividida em três rodadas, em que foram avaliadas os aspectos ‘Desempenho’ e  ‘Melhor Estratégia’. Quanto ao desempenho, as equipes foram avaliadas com relação ao número de pacotes de dados - porções de informação transmitidas na rede - entregues com sucesso ao destino e ao saldo final obtido por cada equipe.Já no critério estratégia foi avaliada a proposta "mais inspiradora", de acordo com a banca examinadora que acompanhou a competição e a apresentação das equipes.

"A proposta que ganhou o prêmio de melhor desempenho tinha um caráter mais egoísta e visava somente os ganhos em dinheiro. Mesmo assim, a solução que apresentamos ficou bem próxima à deles na questão de desempenho de lucros”, explica Raphael Augusto, ex-estudante de Engenharia de Redes e um dos participantes da competição.“Dentre todas as propostas participantes, a nossa, com certeza, seria a mais viável no mundo real e, ao mesmo tempo, geraria descontos aos clientes das operadoras, como era o objetivo do desafio”, acrescenta.

As equipes vencedoras receberam um certificado durante a cerimônia de abertura da 87ª Internet Research Task Force (IETF/IRTF), que trata da normatização dos protocolos utilizados na internet. "Participar do desafio foi bastante enriquecedor para a nossa experiência, principalmente para aqueles que estavam apenas no terceiro semestre da graduação", disse Raphael Augusto. O estudante lembra que as demais equipes eram compostas por alunos e pesquisadores "bem mais velhos e mais experientes". "Em alguns momentos, acho até que eles não acreditavam que poderíamos ganhar”, completa Raphael.