O periódico científico é o primeiro do Distrito Federal a tratar sobre o assunto.

 

O Programa de Pós-graduação em Turismo, do Centro de Excelência em Turismo (CET/UnB), lançou, no início do mês, a Revista Cenário. A proposta da publicação é "difundir o conhecimento na área com abordagens interdisciplinares sobre temas atuais", de acordo com o editorial da revista.

 

A primeira edição da revista traz oito artigos e um projeto escritos por professores, mestres e mestrandos do curso de Turismo da universidade. O número, experimental, agradou a equipe editorial e causou boas expectativas. “Foi uma excelente iniciativa do CET, que vai proporcionar o intercâmbio e a aproximação entre os programas de pós-graduação em Turismo Brasil afora”, declara a editora da publicação, Inês Ulhôa.


“A revista é um escoador natural da produção intelectual do país”, defende o diretor do CET, professor Neio Lúcio de Oliveira Campos. Para o pesquisador, a revista também deve acrescentar pontos positivos ao programa de mestrado em Turismo da UnB, que recebeu nota 3 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Um dos componentes da avaliação da Capes [entidade avaliativa dos cursos stricto sensu no Brasil] é o curso ter um periódico científico”, explica o professor.


A Revista Cenário terá periodicidade semestral. A segunda edição da revista deve sair até o final do próximo semestre letivo. A editora do periódico, Inês Ulhôa, ressalta que a chamada para publicações da próxima edição ainda não está aberta. “Publicaremos um edital de convocação de artigos especificando as prerrogativas para divulgação ainda no primeiro semestre letivo de 2014”. O periódico aceita apenas artigos científicos inéditos, escritos em português, inglês ou espanhol.


A revista está inserida na plataforma do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) da Biblioteca Central da UnB (BCE), e pode ser acessada pelo endereço eletrônico http://seer.bce.unb.br/index.php/revistacenario.