Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia e Agricultura Orgânica terá sua sede na Fazenda Água Limpa

Julio Minasi/Secom UnB

A sede do Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia e Agricultura Orgânica da Universidade de Brasília (CVT AAO-UnB) foi inaugurada no último dia 15, em cerimônia na Fazenda Água Limpa.

O local possui espaço para realização de cursos e oficinas, sala de reuniões e laboratório, onde são desenvolvidas atividades de pesquisa. O local visa ser um centro de excelência na geração e difusão de conhecimentos e tecnologias em agroecologia e sistemas orgânicos de produção.

Ainda sem sede própria, o CVT iniciou suas atividades em 2014. Este ano, foi realocado para a Fazenda Água Limpa e aproveitou a estrutura existente no local. O prédio passou por pequenas reformas e adaptações para poder receber as atividades. Estudantes de graduação e pós-graduação em Agronomia, Agronegócio, Engenharia Florestal, Biologia e Medicina Veterinária poderão utilizar a instalação.

No CVT são desenvolvidas atividades de extensão por meio de capacitação de agricultores, técnicos e estudantes nas áreas de agroecologia e produção orgânica. “Fazemos cursos, oficinas, organizamos projetos e pesquisas com objetivo de treinar nossos estudantes e produtores rurais para uma agricultura sustentável e para que tenhamos alimentos mais saudáveis em nossas mesas”, explica a coordenadora do centro, Ana Maria Junqueira.

A iniciativa é também responsável pela elaboração de material didático, como cartilhas e artigos científicos. Entre os temas trabalhados estão práticas agrícolas de base ecológica como adubação verde, manejo integrado de pragas e processamento de produtos agrícolas.

Julio Minasi/Secom UnB: Centro possui laboratório e espaço para realização de cursos e oficinas

CERIMÔNIA – Durante a solenidade de inauguração, o reitor Ivan Camargo parabenizou diretores, professores e estudantes pela iniciativa. “É muito bom saber que a Universidade de Brasília está trabalhando ativamente para tornar a agricultura mais sustentável”.

Estagiária pelo CVT, a graduanda em agronomia Eloíza Barbosa considera fundamental a experiência adquirida após mais de um ano de trabalho no centro, além de ser um grande acréscimo para sua formação acadêmica. “O estudante que participa do projeto vai terminar a graduação com uma bagagem grande de conhecimento e com certeza tem somado muito na minha experiência de estudante e futuramente de profissional”.

Também estiveram presentes na cerimônia de inauguração o diretor da Fazenda Água Limpa, José Mauro Diogo, a diretora e o vice-diretor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV), Simone Perecmanis e José Ricardo Peixoto, respectivamente, além do decano de Ensino de Graduação, Mauro Rabelo, e a decana de Extensão, Thérèse Hoffman.

PARCERIAS – O Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia e Agricultura Orgânica possui financiamento do CNPq e é resultado de parceria da Universidade de Brasília com Emater-DF, Embrapa e Instituto Federal de Brasília.