Rede Ideias na mesa lança primeira revista, que traz hábitos saudáveis para evitar perda de alimentos.

Até 50% dos alimentos produzidos no mundo são desperdiçados antes do consumo. O dado é da pesquisa Global food waste not, want not (‘Alimentos globais: não desperdice, não queira’, em tradução livre), publicada em janeiro deste ano. O desperdício de alimentos e dos recursos naturais utilizados para produzi-los é tema da primeira edição da revista Ideias na mesa, resultado de parceria entre o Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição (OPSAN-UnB) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).


"A revista dá ênfase na sustentabilidade social, ambiental, abastecimento, comercialização e distribuição, que são base para nossos estudos e práticas”, explica Janine Coutinho, da coordenação- geral de Educação Alimentar e Nutricional da SESAN/MDS. A publicação será semestral.


Nesta primeira edição, o periódico traz entrevista com Celso Moretti, chefe do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, em que ele afirma que o país possui a tecnologia para a redução do desperdício dos alimentos. "É muito mais um trabalho de transferência de tecnologia, de conscientização, informação, do que de desenvolver novas técnicas", disse.


A coordenadora do projeto, Elizabetta Recine, explica que a Ideias na mesa elegeu esse tema para seu primeiro número por considerar que a prática consciente pode contribuir para a redução do problema. "Como sujeitos individuais e coletivos podemos e devemos exigir ações sustentáveis para produção e comercialização dos alimentos" explica.


Ideias na mesa
 é uma rede virtual de experiências em Educação Alimentar e Nutricional (EAN), que busca dar visibilidade, fortalecer e valorizar as ações e pesquisas na área. A segunda edição do periódico já está sendo preparada com o tema Estratégias e experiências para enfrentar a obesidade no Brasil.


Acesse
 a primeira edição da revista Ideias na Mesa.