A Universidade de Brasília (UnB) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), através do Conselho Nacional de Imigração (CNIg), firmaram um termo de cooperação que cria o Observatório das Migrações Internacionais, que dará o suporte científico necessário ao Conselho sobre o fenômeno migratório internacional no Brasil.

O Observatório tem como missão aprofundar o conhecimento sobre as migrações internacionais nas suas principais vertentes: imigração, emigração e migração de retorno. A partir daí poderá avaliar políticas destinadas à temática das migrações como um valor agregado para o desenvolvimento do país. Entre as suas atribuições estará a criação, manutenção e disponibilização de uma base de dados que facilite a análise do fenômeno.

Sob coordenação científica de Leonardo Cavalcanti (Coordenador) e Rebecca Lemos Igreja (Coordenadora Adjunta), ambos professores do Centro de Pesquisa e Pós-graduação sobre a Américas (CEPPAC-UnB), o Observatório irá articular grupos e centros de pesquisas especializados no fenômeno migratório internacional, com o intuito de formar uma rede acadêmica sobre os estudos migratórios, que será consolidada mediante a assinatura de protocolos de cooperação que contemplem o desenvolvimento de projetos de pesquisa e a difusão de publicações sobre as migrações, além da produção de um relatório anual sobre as principais características do fenômeno migratório brasileiro.


SELEÇÃO –
O observatório busca pesquisadores para trabalhar nas suas pesquisas. Os candidatos deverão ter domínio de técnicas de pesquisa em Ciências Sociais e/ou participação em projetos científicos relacionados com as migrações internacionais ou temas afins como, por exemplo, gênero, minorias, multiculturalidade, desenvolvimento, direitos humanos e acesso à justiça. No total, serão contratados 12 pesquisadores, que receberão auxílio financeiro em valores entre R$ 800,00 e R$ 3.200,00 para realizar atividades de pesquisa em Brasília.