Professores, mestrandos e doutorandos mostram trabalhos em encontro que começa nesta quinta-feira e homenageia o docente Cezar Martins de Sá.

Professores, mestrandos e doutorandos do programa de pós-graduação em Biologia Molecular apresentam mais de 150 estudos durante simpósio que começa nesta quinta-feira, 1º de setembro, no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília. O encontro vai até sexta-feira e homenageia o professor pioneiro da Biologia Molecular Cezar Martins de Sá, que morreu no dia 25 de janeiro deste ano.

Veja programação aqui.

Os professores Aldo Dillon, da Universidade de Caxias do Sul, Marcio Poças, da UnB, e a pesquisadora Cristina Machado, da Embrapa Agroenergia, vão apresentar, em uma mesa redonda, os trabalhos mais recentes sobre produção de alternativas energéticas a partir de micro-organismos encontrados em restos de colheita e outras fontes. “São fontes que até poucos anos atrás eram consideradas lixo”, explica o professor Marcelo Brígido, coordenador do simpósio. O ex-reitor Lauro Morhy abrirá o encontro, às 9h30, quando fará uma retrospectiva da história do programa de pós-graduação em Biologia Molecular.

Em outra mesa, serão apresentados resultados de técnicas que usam o material genético para identificar a origem de micro-organismos. O professor João Nogueira Aguiar Batista, da Universidade Federal de Minas Gerais, vai mostrar como decifrou muitos dos ramos das orquídeas. Lílian Gimenes Giugliano, do Departamento de Genética Molecular da UnB, contará o que as moléculas podem mostrar sobre os lagartos do cerrado, enquanto a aluna de pós-doutorado Tainá Rayol mostra os diferentes tipos de HPV, doença transmitida sexualmente e que pode levar ao câncer. Entre uma mesa e outra, o professor emérito aposentado Valdenor Barbosa Cruz fará palestra sobre como as redes sociais podem ser usadas para divulgação de pesquisas científicas e troca de conhecimento entre pesquisadores.

Além deles, mestrandos e doutorandos apresentarão 142 resultados de pesquisas em pôsteres, entre as 16h30 e 18h30 de quinta-feira. Os estudos serão avaliados por uma comissão de quatro professores, dois da UnB, um da Universidade Federal de Minas Gerais e outro da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Eles selecionarão os 10 melhores.

HOMENAGEM –
Vários professores virão ao encontro especialmente para falar sobre o trabalho de Cezar Martins de Sá, que morreu aos 62 anos, em conseqüência de uma endocardite bacteriana, infecção nas válvulas cardíacas ou tecidos do coração.

Leia mais aqui.

O professor francês Olivier Coux, do Centre de Recherche de Biochimie Macromoléculaire, é um deles. Os dois filhos do professor, biólogos formados pela UnB, também falarão no encontro.

Cezar foi um dos primeiros pesquisadores a caracterizar o complexo proteico conhecido como proteassoma, substância que faz a regulagem das proteínas no interior das células. Marcelo Brígido explica que hoje já se sabe que o funcionamento alterado do proteassoma pode levar até ao câncer. “Antigamente, o proteassoma era só um componente observado. Hoje sabemos do papel importantíssimo que ele exerce, e as pesquisas do professor Cezar foram responsáveis por muito dos trabalhos desenvolvidos mais tarde na UnB neste campo”, afirma.

O simpósio encerra com a inauguração simbólica da Praça Cezar Martins e um churrasco em frente ao Laboratório de Biologia do Gene, onde o professor atuava. “Ele adorava fazer esses churrascos e era um grande incentivador da integração entre a comunidade acadêmica”, lembra Brígido.

Ele destaca que a proposta do simpósio é integrar alunos para garantir troca de experiências científicas, uma das recomendações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aos cursos com notas 6 e 7. O programa de pós-graduação em Biologia Molecular é um dos dois da UnB incluídos no Programa de Excelência Acadêmica da agência de fomento. “Queríamos que os estudantes se envolvessem de tal maneira que se engajassem até na organização. Esse é o primeiro encontro que fazemos desde a fundação do programa, há 39 anos”, conta o professor Marcelo Brígido, antes de sair em seu carro para buscar alguns equipamentos que serão utilizados no simpósio.