Iniciativa inédita no país busca criar percursos educativos para visitantes de Brasília e para a rede de ensino. Atividade acontece nesta terça-feira (30), às 9h, no auditório da Finatec.

A Universidade de Brasília e o Governo do Distrito Federal lançam, nesta terça-feira (30), às 9h, a Rede Distrital de Educação e Divulgação Científica. A atividade será no auditório da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec).

Inédita no país, a iniciativa encontra similaridade com os percursos científicos da cidade de Barcelona, na Espanha, e busca contribuir para que Brasília se torne uma cidade amplamente educadora, com percursos educativos propostos para visitantes e para rede de ensino.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (SECTI) será o órgão gestor do projeto, em parceria com os decanatos de Extensão e de Pesquisa e Pós-Graduação da UnB e com o Laboratório Ábaco, da Faculdade de Educação. Também participam as secretarias de Turismo e de Educação do DF, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) e a Finatec.

A SECTI promoverá a identificação e a divulgação dos ambientes da Rede, além da capacitação de gestores, por meio de um curso de extensão oferecido pela UnB. Há intenção ainda de se produzir um guia científico de Brasília, em parceria com a Secretaria de Turismo.

O evento de lançamento da rede será conduzido pelo governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, pelo reitor da Universidade de Brasília, Ivan Camargo, e pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Salles.

De acordo com a coordenação-geral do projeto, professor Gilberto Lacerda, o objetivo é colocar em evidência espaços e ambientes promotores de educação e de divulgação científica e potencializar o funcionamento.

Lacerda reforça que Brasília é uma cidade amplamente privilegiada no que se refere a esses espaços, como o Planetário, o Jardim Zoológico, o Jardim Botânico, o Museu da Imagem e do Som, o Arquivo Público do Distrito Federal, os espaços científicos da Universidade de Brasília, o Museu do Lixo, o Museu do Automóvel, o Museu de Armas da Polícia Militar, o Museu de Veículos do Corpo de Bombeiros, entre muitos outros.

“Os sistemas formais de ensino (escolas, universidades) têm um papel importante nesse campo, mas uma série de ações da esfera da educação não formal ou da educação informal podem contribuir para que a população, de modo geral, tenha contato e seja estimulada por conhecimentos científicos e tecnológicos que constituem nosso cotidiano, afetam nossa vida e contribuem para nosso bem-estar”, afirma.

Data: 30 de junho de 2015
Local: Auditório da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec)
Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro, Universidade de Brasília